Avançar para o conteúdo principal

Humores do Mundo – Noruega (Siri Dokken)

Osvaldo Sousa

Pouco conhecemos do cartoonismo norueguês, visto que raramente os seus artistas participam em concursos internacionais. «Garanto que os cartoonistas noruegueses – escreve a artista Siri Dokken (Baerum 1966) -, em geral, não são arrogantes – a maioria dos meus colegas é humilde e trabalha muito. Talvez seja simplesmente a “Lei de Jante”? (Esta lei codifica a tendência do coletivo desvalorizar todo aquele que é diferente ou que tem mais êxito do que os outros).

«A Noruega tem uma tradição muito rica em cartoons editoriais.» Historicamente, o mais conhecido de todos é, naturalmente Olaf Gulbransson, do início do século XX. Mais recentemente temos Finn Graff, Marvin Halleraker, Christian Bloom, Randi Matland, Egil Nyhus, Bendik Kaltenborn, Morten Morland e Siri Dokken. «Embora a política e a vida pública norueguesa possam ser razoavelmente harmoniosas, a polarização também ocorre aqui, o que significa um reacendimento do debate sátirico. Há, além disso um nervo rebelde profundamente enraizado na herança cultural, devido ao facto de que a Noruega esteve sob soberania dinamarquesa e sueca durante muitos séculos. Acho que o leitor norueguês médio adapta-se facilmente a uma “perspectiva oprimida”, mesmo que a maioria dos noruegueses tenha um alto padrão de vida, devido às descobertas norueguesas de petróleo nos anos sessenta. A minha percepção da mentalidade norueguesa agora, é a de uma pessoa com a arrogância dos novos ricos, que se identifica com o homem comum sempre que achar necessário. Além disso, há definitivamente uma demonstração de hipocrisia na nossa auto-imagem como um país limpo e amante da natureza que depende fortemente da produção de petróleo. Do ponto de vista satírico, padrões duplos são sempre bons para a criatividade.»

«Sim, definitivamente, acho que há um “espírito norueguês”. Em termos de expressão gráfica, os cartoons noruegueses, frequentemente, dependem muito do simbolismo e raramente são usadas ​​legendas. O humor pode ser ambíguo e discreto, às vezes até melancólico. Em geral, eu diria que o cartoon editorial norueguês é mais multifacetado e ligeiramente menos explícito do que na rica tradição francesa ou britânica».

«O desenho sátirico é insuperável para gerar críticas poderosas no formato pequeno. É o stand-up das artes visuais. A sua mágia reside no poder dizer algo direto e importante de uma forma que seja facilmente acessível e imediata. Isso torna-o um meio poderoso. Agora que a imprensa está sob forte pressão e há tantos que a desafiam, é essencial que as pessoas mantenham a sua capacidade crítica e o humor destaca a injustiça e estimula o próprio pensamento crítico».

«A minha fórmula criativa é: procurar o “erro” – do que se trata realmente o tema? Quem deve arcar com as consequências do problema abordado pelo comentário? Há alguém invisível no contexto e que deveria tornar-se visível? Posso adicionar uma dimensão que dê algo mais ao comentário? Depois de decidir o que acho mais importante, rascunho um monte de ideias, olho para o relógio e escolho a ideia e as ferramentas de acordo com o objectivo. Às vezes, é certo ser bem claro, outras vezes permito-me ser mais inacessível e fazer com que o leitor dê ao desenho alguns segundos a mais».

Autor: Osvaldo Macedo de Sousa

Tags: 1465 | Crónica
Autor: Jornal Trevim

0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Meteorologia

Beirão

Artigos relacionados

Trevim: Leia também Parabéns, Brasil! Crónica
25 Ago 2022 02:10 PM

Casimiro Simões No dia 7 de setembro, o Brasil comemora o bicentenário da sua independência. Estamos a falar de uma potência emergente a nível global, com mais de 200 milhões de pessoas que falam português. Foi para o país irmão...

Ler artigo
Trevim: Leia também FIGURAS POPULARES – ISAURA CORREIA: Uma infeliz heroína lousanense Crónica
13 Jan 2022 02:33 PM

Carlos Ramalheiro Embarcamos hoje, no convés das chamadas injustiças sociais do século XX, onde a pobreza, continuava a ser a sagrada tradição da nossa terra e, a fome, obrigava o pobre a gostar das coisas… Isaura Correia, mais conhecida na...

Ler artigo
Trevim: Leia também Mulher que vieste de longe – Ana Cristina Santos Crónica
19 Nov 2021 03:02 PM

Maria Laranjeira Num lugar bonito nasceu e cresceu, com paisagem sedutora e numa vivenda bem confortável, onde nem coelhos faltavam. E ela cedo se apercebeu disso. A mãe afadigava-se a procurá-la e, ooopppsss, onde estava a pequenita? Na casa dos...

Ler artigo
Trevim: Leia também Mulher que vieste de longe – Joanne Gribler Crónica
22 Out 2021 12:41 PM

Maria Laranjeira O lugar continua lá! Mas a abóbada (Dome) há quatro anos que só tem a estrutura. No entanto, não deixa de exibir, pendurados, alguns panos com que Zara e Malik se penduram e reinventam os céus. Sim, foi...

Ler artigo
Trevim: Leia também Pela Rota da Seda – Pela Rota da Seda Crónica
22 Out 2021 12:29 PM

José Luís Santos O táxi estaciona junto ao Hotel Syyahat, o alojamento mais barato da cidade. Na receção, um jovem encara-me com um olhar de quem tenta ignorar a minha presença.             - Um quarto por favor – digo-lhe no...

Ler artigo
Trevim: Leia também FIGURAS POPULARES – Amália Fernandes de Carvalho: A soberana do musical lousanense Crónica
22 Out 2021 11:09 AM

Carlos Ramalheiro A desfolhada ia alta, repleta de homens, mulheres e crianças, e o som do acordeão de Dona Amália dava harmoniosamente troco ao alvoroço, proporcionado pelo rito que conhecemos no desfolho do milho-rei. A aguardente, prudentemente acompanhada pelos figos...

Ler artigo
Definições de Cookies

A TREVIM pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.
Estes cookies são usados ​​para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.
Estes cookies são usados ​​para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Cookies estritamente necessários Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site. Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies de funcionalidade Estes cookies são usados ​​para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site. Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho Estes cookies são usados ​​para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.